Mentoria TMP

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O QUE É MENTORIA?
É uma relação pessoal de desenvolvimento na qual uma pessoa mais experiente ou com mais conhecimentos ajuda a orientar uma pessoa com menor experiência. O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional de nossos clientes.

Qual a importância da mentoria para uma empresa?
No mundo empresarial, o mentoring ganhou reconhecimento nos últimos anos, porque demonstra ser uma ferramenta muito eficaz em nossos treinamentos. O mentoring utiliza o potencial e a sabedoria de profissionais mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade das empresas, e consequentemente tornando-a mais competitiva.

Podemos destacar mais três vantagens do processo de mentoria:
Orientação de alguém com grande experiência de mercado;
Acesso a visões e soluções diferentes com base em experiências reais;
Questionamentos sobre seu modelo de negócio;

Quem são os mentores da TMP Consultores e Treinamentos?
Os mentores do TMP são convidados e selecionados com base na sua experiência e no que podem contribuir para o desenvolvimento de nossos clientes.

São basicamente quatro perfis:
Empreendedores experientes de negócios;
Altos executivos de médias e grandes empresas, atuando ou com experiência em áreas finalistas da empresa;
Investidores-anjo e executivos de fundos de investimento focados em empresas de tecnologia;
Consultores de negócio experientes e com foco em empresas inovadoras

Por que a mentoria é importante?
Ora, imagine que você queira se tornar um grande empresário no ramo da economia. Esse objetivo está muito claro na sua mente, correto? E você sabe que você precisa de um mentor para que seu negócio prospere e tem melhor desenvolvimento no mercado.

Então, a mentoria pode, em uma de suas abordagens, fornece a você um mentor sênior, que trilhou o mesmo percurso que você, na mesma área, no mesmo setor, e ainda atingiu o cargo e a estabilidade que você tanto quer dentro do seu negócio.

Resultado: você tem como um forte aliado (e mentor) alguém experiente que irá lhe dizer como atingiu tal momento de virada na carreira, contando e compartilhando com você experiências pessoais sobre os erros e acertos que cometeu para construir a carreira que você tanto quer seguir.

A partir do momento em que as conversas, ou seja, a mentoria é realizada, você consegue acumular mais conhecimento e trazer mais para si a responsabilidade por agir e saber qual o caminho mais correto (e mais seguro) para alavancar sua carreira.

Dessa forma, você também consegue perceber quais estratégias dão mais certo que as outras dentro da empresa, a fim de que todos consigam melhores posições no futuro, aumentando consequentemente a lucratividade e a produtividade.

O que esperar de uma mentoria para sua carreira

Durante a mentoria, você pode esperar ouvir muito o mentor, porque é disso que realmente se trata: você ouvir e entender as dicas, os conselhos e promover maior conhecimento para estimular sua vida profissional.

O mentor lhe ajuda a alcançar objetivos de forma que você é estimulado e provocado para tal. Sabe quando você observava seu pai cortar a barba quando era pequeno? Ou quando você via sua mãe colocando salto alto? E você simplesmente copiava ou apenas observava, para depois fazer igual? A mentoria é isso, de modo geral.

A única diferença é que você estará mais preparado e mais maduro para aceitar as ideias do outro e ser sensível o suficiente a ponto de de não cometer os mesmos erros que o mentor cometeu durante sua experiência.

O que você precisa é absorver todas as informações úteis e colocá-las em prática na sua empresa, analisando o que você pode fazer para melhorar o seu negócio. A relação entre o mentor e o mentorado se dá de forma muito imparcial, porque são trocas profissionais, objetivando o mesmo alvo: a liderança e o crescimento na sua carreira.

É claro que uma das funções da mentoria é fornecer desenvolvimento constante aos mentorados, porque não se trata especificamente de conhecimento técnico, de aplicar teorias, e sim da vivência e experiência do mentor para com a situação e carreira.

O que você precisa compreender é que a mentoria irá lhe ajudar a alcançar objetivos de forma mais contundente e específica, porque você acaba, literalmente, aprendendo como viver nesse ramo que você escolheu para a sua carreira.

Consequentemente, acontece a evolução, isto é, o retorno após a mentoria ocorre dentro de alguns meses, porque o mentorado acaba absorvendo o que lhe é útil.

Entretanto, é necessário frisar que todo o processo precisa ser acompanhado para que o investimento feito na mentoria não tenha sido uma perda de tempo! O interessante é que o próprio mentor se sente mais motivado, uma vez que tem mais uma chance de ensinar a outros empresários como seguir um plano de carreira!

Como você pode ter percebido, a mentoria é essencial para que você cresça dentro da sua área, então é válido investir sim! Aprenda a ser melhor do que você já é!

Quais as diferenças entre mentoring x Coaching
Mentoring e coaching são duas atividades que estão relacionadas. Ao contrário do que acontece no mentoring, no caso do coaching, o coach não precisa ter experiência na área de trabalho do cliente e em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.

O mentoring é um processo que não tem um tempo estabelecido para o seu término, enquanto que no caso do coaching, o processo tem princípio, meio e fim, sendo que pode durar entre 3 a 6 meses.

Já o coaching é uma prática que busca a autonomia do indivíduo. O coach, diferentemente do mentor, não oferece respostas, mas incentiva o coachee (cliente) a encontrá-las. O processo de coaching, baseado em validações científicas, leva ao autoconhecimento e à descoberta das próprias soluções.

Não há limitação de idade e de experiência profissional no coaching, o que o configura como uma opção democrática. Pessoas no início da carreira ou com experiência consolidada no mercado podem participar e promover mudanças na área profissional e pessoal, definindo objetivos e metas e acelerando a chegada do sucesso, com resultados efetivos.